Um ano que está chegando ao fim não é só o momento das festas e férias com oportunidades de vendas incrementais, mas também de começar a planejar como vender mais em 2022.

Passamos por dois anos muito difíceis, porém 2021 já mostrou a recuperação de diversos setores da economia, o que traz otimismo para aqueles onde o ciclo de retomada é mais longo – os bens de produção, por exemplo.

Agora é a hora de sentar-se na prancheta e começar a estudar em que aspectos o negócio precisa se aprimorar ou focar mais para aumentar o faturamento e a base de clientes.

Com uma concorrência cada vez maior em todos os segmentos – e que também vai investir em formas de vender mais – é preciso estudar com cuidado onde os seus produtos e serviços tem mais potencial de venda e como aproveitar essa oportunidade.

Como a sua empresa pode aumentar as vendas em 2022 de forma contínua, conquistar mais clientes e fortalecer a marca?

Nós da H2M Brindes separamos algumas estratégias fundamentais para alcançar essas metas e ficar nelas ao longo de todo ano!

Quais as perspectivas da economia brasileira para 2022?

Passados os tempos extremamente difíceis que vivemos com a  com o ritmo da vacinação avançando, é possível dizer que muitos setores econômicos vão voltar a crescer em 2022.

Existe uma demanda reprimida forte por causa dos meses de isolamento nos setores que dependem muito do contato físico – turismo, entretenimento e saúde, entre outros.

As pessoas querem mais qualidade de vida após um momento tão crítico e os nichos ligados à beleza, estética e esportes começam a faturar mais e com espaço para crescer.

A segurança sanitária também permite que as empresas retomem a contratação de pessoal para atender à demanda de bens – o que significa mais pessoas consumindo.

Para aproveitar esse cenário positivo, é essencial começar o planejamento estratégico e começar o ano pronto para produzir, atender e vender melhor.

Veja algumas ações eficazes!

1 – Diferencie seus produtos e serviços da concorrência

Essa costuma ser a primeira ação recomendada, porém muitas empresas não se dedicam a ela da forma correta, além de ser complexa e exigir longos estudos. É fundamental investir nela para posicionar os produtos no mercado da melhor forma.

Algumas ações devem fazer parte do estudo de diferenciação da concorrência:

Coloque foco nas vantagens qualitativas

Os atributos quantitativos – entrega, preço, recursos – são sempre os prioritários nos estudos de posicionamento de marca, porém é mais fácil que um concorrente supere o seu produtos em um desses quesitos.

Já as vantagens qualitativas são um diferencial pois se conectam com as sensações e as experiências emocionais dos clientes. Procure associar seus produtos a valores como confiança, produtividade, bem-estar para alcançar as dores (necessidades) dos clientes.

Conheça seus clientes e concorrentes com mais profundidade

A base de todas as ações estratégicas de uma empresa está no conhecimento que ela tem dos seus clientes e concorrentes – é uma dica tão simples e, como o item anterior, muitas vezes negligenciado.

O marketing digital é um aliado valioso nessa tarefa, mapeando cada potencial cliente e cada jornada de compra dos atuais com um nível de detalhes que permite definir ações de marketing e de promoção, como os brindes corporativos por exemplo, voltadas para o perfil mais preciso dos diferentes públicos.

Conheça seus clientes e concorrentes com mais profundidade

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2 – Crie um atendimento personalizado

O consumidor dos tempos atuais quer ótimos produtos, mas também espera sentir-se único nas relações com os diferentes níveis das empresas – isso é uma consequência da individualização que o ambiente digital permite.

Esse atendimento cativa e fideliza clientes e tira o peso que os atributos quantitativos costumam exercer nas negociações. Algumas ações ajudam a proporcionar o atendimento que aumente o volume de negócios.

  • Sistema de CRM: ter dados consolidados dos seus clientes aumentam as chances de criar pontos de contato com ele nos momentos de interação;
  • Conceito omnichannel: é o método em que a empresa se relaciona com o cliente das mais variadas formas para vender e o melhor: ele opta pelo que atende melhor às suas necessidades – e a cada momento;
  • Automação: os chatbot nos canais digitais são um recurso que alia a eficiência no atendimento de rotinas básicas com o volume, além de ser uma forma de personalizar a relação e aliviar o atendimento humano para agir proativamente.

3 – Invista na sua equipe de atendimento

Todas as ferramentas de atendimento só terão os efeitos desejados se as equipes usarem elas com eficiência. Por isso, qualificar as equipes é tão importante.

Elas precisam estar prontas para representar, no atendimento humano, a individualidade que os canais digitais proporcionam, dominando as técnicas certas para cada cliente, aumentando a fidelização.

É importante que não só a equipe de vendas esteja treinada, mas também as que podem ter contato com o cliente – financeiro e logística, por exemplo.

4 – Desenvolva um vínculo com o seu cliente

A relação com o cliente que gera vendas está antes e depois de cada negociação. Sua empresa pode manter uma relação qualificada com os clientes com medidas simples:

  • E-mails marketing para divulgar produtos – mas de forma personalizada – e compartilhar textos e informações de interesse deles;
  • Ofertas com base no histórico de compras e pesquisas;
  • Pesquisas de satisfação;
  • Convites para eventos;
  • Presentes promocionais em aniversários e datas especiais como o Dia do Cliente.

Também é fundamental ouvir o cliente. Portanto, estabeleça canais de comunicação variados para ouvir críticas e sugestões e responda prontamente – atrasar ou não responder tem um efeito negativo maior que qualquer ação positiva!

5 – Fidelize o seu cliente

Falamos de fidelização do cliente em alguns momentos e essa é uma meta importante para manter a base de clientes e também para aumentá-la. Como isso é possível?

Demonstrar a importância do cliente é uma forma simples como deve ser em um relacionamento e pode ser feito de diversas formas, como as que citamos no tópico anterior.

Um dos recursos de fidelização mais eficazes são os brindes personalizados, que devem seguir alguns princípios básicos:

  • Escolha brindes funcionais, os clientes querem utilidade em tudo;
  • Defina bem o perfil dos clientes que receberão para escolher os brindes corretamente, como por exemplo os brindes de saúde para clientes de uma academia;
  • Invista em embalagens que valorizem o presente.

Dessa forma, os brindes participam do dia a dia das pessoas, aumentam a admiração pela marca e geram interesse em torno delas.

6 – Utilize o marketing digital

Nenhum negócio que se propõe a crescer e vender mais pode abrir mão de investir no mercado online – e não apenas no comércio em si mas também nas formas de comunicação e nos métodos de análise.

No marketing digital, as respostas que a equipe de promoção precisa são dadas em tempo real e podem redefinir uma campanha de vendas com uma taxa de sucesso maior.

Um dos indicadores mais importantes é a fidelização, que se traduz em diversos aspectos de comportamento do cliente e pode ser usado para definir quais estratégias são necessárias para estreitar a relação com alguns segmentos de clientes.

É um ciclo virtuoso que leva a sua empresa a faturar mais em 2022!

A H2M Brindes tem os melhores brindes empresariais para os diversos objetivos e que vão encantar seus clientes, fornecedores e funcionários.

Navegue pelo nosso site e conheça todas as opções. Certamente, uma delas vai estreitar ainda mais a sua relação com seus clientes e colaboradores.

Basta clicar no modelo desejado e solicitar um orçamento!

Ou entre em contato conosco para falar do seu projeto.

Teremos um grande prazer em participar do seu sucesso!

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