Está chegando a temporada de fim de ano, a época mais esperada pelos negócios pois representa o maior potencial de vendas, acima dos tradicionais Dia das Mães e Dia das Crianças.
A economia brasileira ainda se recupera aos poucos de uma crise sem precedentes nas últimas sete décadas que a pandemia provocou, mas as perspectivas para o fim do ano são otimistas.
O comércio projeta bons resultados com as compras de Natal e as celebrações nas residências, uma tradição que sofreu um grande impacto em 2020. As confraternização de fim de ano das empresas certamente voltarão, mesmo em ritmo lento.
O setor de serviços celebra a queda de restrições às viagens no Brasil e no exterior, melhorando o resultado do setor de turismo e o faturamento das empresas ligadas a ele.
Em meio a tantas boas expectativas, como a sua empresa está se planejando para as campanhas de fim de ano? Elas são fundamentais para potencializar os negócios, mas as estratégias adotadas farão toda a diferença para os resultados.
Nesse artigo, separamos algumas dicas essenciais para campanhas de vendas eficientes e que tragam vendas e sucesso para começar 2022 com mais boas notícias!
Índice de Conteúdo
1 – Invista no planejamento estratégico
Muitos empreendedores associam o planejamento estratégico às grandes empresas com sistemas, grandes grupos de trabalho, reuniões, planos de ações e acham inviáveis no dia a dia mais dinâmico das médias e pequenas empresas.
Sim, todos esses elementos estão presentes, porém a sua empresa pode usar todos sem recorrer a grandes instrumentos e equipes e obter os resultados de campanha que deseja.
O planejamento é fundamental para colocar na mesa:
- O público-alvo;
- Metas a serem alcançadas;
- Recursos financeiros disponíveis;
- Estratégias que serão adotadas;
- Serviços a ser contratados;
- Cronograma de atividades.
O planejamento deve ser feito com o máximo de antecedência possível para que as compras e contratações sejam feitas nas melhores condições e todos os riscos sejam vistos a tempo de buscar alternativas.
Ter uma promoção com descontos para produtos a poucos dias do Natal ou em serviços já em dezembro, quando as empresas já contrataram seus eventos, pode não ter efeito algum.
2 – Conheça profundamente os seus clientes (agora)
Esse é um mandamento básico em todas as estratégias de marketing das empresas, mas costuma ser negligenciado nos momentos em que o tempo é curto e as tarefas são muitas.
Seu público-alvo muda constantemente de valores, interesses e prioridades, além dos impactos imprevisíveis da pandemia sobre as expectativas com presentes, viagens e festas – e que somente agora serão percebidos.
Portanto, é indispensável conhecer seus potenciais clientes com visão de curto prazo para que as estratégicas sejam eficientes com ele no final do ano.
Reveja os métodos de análise, os dados históricos e atuais para que as ações cheguem com eficiência nos seus clientes.
3 – Promova e amplie a qualidade da comunicação digital
Investir em campanhas de fim de ano depende diretamente de uma forte presença online, que seja reconhecida pelos clientes. Ela pode ser feita de diferentes formas, vamos destacar algumas ações.
Elas contribuem para fortalecer a comunicação digital, que é construída 24 horas por dia e favorece as ações voltadas para a campanha.
Mídia paga
As redes sociais são um recurso fundamental para situações em que a comunicação qualificada deve conquistar mais clientes em menos tempo. Por outro lado, são ambientes saturados e as ações de curto prazo, como as campanhas de vendas, exigem medidas diferentes.
Os anúncios no Facebook, Instagram e outras plataformas geram um alcance mais amplo e mais rápido, para dar visibilidade a estratégias de venda específicas, alavancando as chances de novos negócios e vendas.
Whatsapp Business
O mensageiro instantâneo mais usado no mundo tem a versão para negócios que permite uma comunicação imediata e intensa com seus clientes. Você pode programar o envio de postagens de produtos novos e promoções.
Omnichannel
Omnichannel é o conceito da integração e da complementação dos seus canais e formas de atendimento entre si, gerando uma experiência de atendimento superior.
Seus clientes podem, por exemplo, abrir uma negociação por um produto no whatsapp, clicar para ir para ao site se desejar olhar mais itens, comprar e decidir retirar na loja.
Com isso, seus clientes criam uma jornada de compra única e sentem-se mais valorizados – em uma época de demanda intensa e pouco tempo como o fim de ano, são sensações que podem determinar a escolha do seu cliente!
4 – Invista em brindes personalizados
Festas de fim de ano são uma época de presentear, não é mesmo? Então, por que não presentear com brindes, surpreender e estreitar a relação com os seus clientes?
Os brindes promocionais são uma das estratégias mais eficazes para a fidelização e ampliação da base de clientes e você pode usá-los de diferentes formas, dentre elas:
- Nas vendas a partir de determinado valor;
- Nos eventos de fim de ano onde a sua empresa estiver presente;
- Enviando para clientes especiais e/ou de maior volume de compras.
Quais os cuidados no uso dos brindes em sua campanha de fim de ano?
- Escolha brindes alinhados com o perfil do público-alvo para que o sucesso da sua estratégia seja total;
- Defina brindes funcionais pois a utilidade é fundamental para que o artigo se mantenha presente no dia a dia dos clientes e ganhe mais visibilidade;
- Escolha artigos que se encaixem no orçamento da sua campanha. A H2M Brindes tem um portifólio de brindes com a variedade que atende todos os perfis de negócio.
5 – Use embalagens personalizadas e sustentáveis
Uma bela embalagem surpreende positivamente os clientes, eles sentem o investimento que a marca fez na apresentação dos produtos em uma etapa da venda onde a maioria das empresas não costuma investir – a entrega.
Porém, é uma oportunidade de criar uma conexão emocional – especialmente em uma época tão especial como o Natal e o Ano Novo – e gerar uma imagem que repercute positivamente.
Você pode escolher caixas personalizadas ou sacolas personalizadas, com grande impacto visual para embalar produtos de determinado valor nas vendas ou os envios de produtos ou brindes para clientes especiais.
A H2M Brindes tem os melhores brindes empresariais para os diversos objetivos e que vão encantar seus clientes, fornecedores e funcionários.
Navegue pelo nosso site e conheça todas as opções. Certamente, uma delas vai estreitar ainda mais a sua relação com seus clientes e colaboradores.
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