Conhecemos bem o marketing direcionado a clientes mas quantas vezes você foi atendido por funcionários que parecem claramente felizes ao oferecer a marca que representam? Mais do que motivação, o motivo é mais técnico: uma boa campanha de marketing interno.
Esse termo ainda desconhecido no mercado, especialmente nas pequenas e médias empresas, é uma estratégia que deve ser aplicada por todas. Afinal, estamos falando do maior ativo de uma empresa: os colaboradores – o que independe do tamanho das equipes.
Também conhecido como endomarketing, esse conjunto de estratégias visa estabelecer com os funcionários uma relação de trabalho estimulante, que os faça sentir admiração pela marca e trabalhar com mais motivação.
Como podemos ver, não se difere do marketing externo no objetivo estreitar e fidelizar as relações – e também se assemelha muito nas técnicas.
Nós da H2M Brindes vamos falar da importância do marketing interno e como ele vai contribuir para fortalecer o clima organizacional e as relações dos colaboradores com a sua marca!
Índice de Conteúdo
O que é o marketing interno de uma empresa?
É o conjunto de iniciativas tomadas pela empresa para qualificar a comunicação com os seus funcionários em todos os níveis, visando criar um clima que favoreça o engajamento deles com a marca.
Portanto, podemos ver que o princípio é semelhante ao marketing convencional, apenas com um público-alvo diferente e de importância estratégica para alcançar os melhores resultados não só na produtividade como também na relação com o mercado.
Quais os objetivos do marketing interno na empresa?
Um marketing interno bem elaborado objetiva criar um ambiente corporativo onde os colaboradores:
- Assimilem e compartilhem proativamente os valores da empresa;
- Tenham mais engajamento com os objetivos corporativos;
- Estabeleçam um clima de mútua colaboração em torno das metas;
- Sintam orgulho de trabalhar na empresa;
- Tornem-se embaixadores da marca;
- Inspirem mais confiança aos clientes nas jornadas de compra.
Como podemos ver, o endomarketing faz uma espécie de venda da marca aos colaboradores, de forma que eles tenham convicção nos valores e transmitam essa convicção ao mercado.
Quais os benefícios do marketing interno na empresa?
Alcançando os objetivos que mostramos anteriormente, uma campanha de marketing interno trará benefícios importantes para a organização.
Clima organizacional mais saudável
Trabalhar em uma empresa que o funcionário admira favorece as relações dele com os colegas e gestores. Isso tem um efeito multiplicador quanto mais eficiente for a mensagem da empresa na campanha.
Soluções mais rápidas e mais eficientes
Os funcionários são motivados e buscam trabalhar pelas soluções que tragam sempre mais resultados para a empresa e para os clientes, tanto no atendimento direto quanto na prospecção e no relacionamento.
Redução da rotatividade de pessoal
Aqui entra o lema que todos nós conhecemos: empresa boa de trabalhar e fazer negócios. O turnover é bem menor com a satisfação dos colaboradores em trabalhar na empresa.
Além disso, com a eficiência em alta, reduzem-se os casos de demissão por falhas ou má conduta do funcionário.
Atração maior de talentos do mercado
A admiração dos funcionários pela empresa é percebida por outras pessoas, não só na postura com clientes e fornecedores mas nas próprias relações sociais. Com isso, a marca se torna um objetivo dos talentos, o que ajuda a elevar o nível das equipes.
Melhor atendimento ao cliente e imagem no mercado
Como falamos no começo, é perceptível quando um colaborador está feliz em representar a empresa em um atendimento. Isso aumenta a segurança dos clientes nas mensagens que ele transmite e as chances de venda.
Como resultado final e mais importante, a imagem da empresa se consolida à medida que os seus funcionários transmitem posturas e valores positivos para o mercado.
3 tipos de ações de marketing interno para a sua empresa
1 – Valorização social do funcionário
Não podemos esquecer que os colaboradores passam, em média, um terço dos seus dias no trabalho e as interações sociais se tornam intensas. Nesse contexto, o sentimento de família é muito forte.
A empresa pode criar ações que se relacionem com diversos aspectos da vida das pessoas. Uma das mais conhecidas é o dia de folga no aniversário, mas uma série delas pode ser criada:
- Projeto de acessibilidade em toda a empresa;
- Participação nos custos de cursos de especialização e idiomas;
- Concessão de matrículas em academias e terapias;
- Benefícios extras com planos de saúde em datas como o Outubro Rosa [link para 002-039];
- Gratuidade ou descontos em colônias de férias e espaços de festas.
Como podemos ver, são ações que atuam emocionalmente de forma positiva, pois mostra que a empresa valoriza a vida social do funcionário e entende o contexto em que ele vive.
Muitas empresas já adotam algumas ações como benefícios permanentes, porém é um custo fixo pesado para a maioria. Dessa forma, a empresa pode escolher as mais acessíveis para o seu orçamento.
2 – Engajamento da empresa com ações sociais
A responsabilidade social é um valor admirado pelos colaboradores, por trabalharem em uma empresa que promove causas importantes para a comunidade da qual faz parte.
Além disso, o corpo de funcionários é um microcosmo de comportamentos e realidades sociais, onde há pessoas que se identificam com as causas e pessoas que engajam por empatia e com isso ajudam a criar um ambiente de trabalho mais estimulante e saudável.
Aproveite as datas de conscientização como o Dia Internacional do Orgulho Gay e o Dia Internacional da Síndrome de Down para promover mensagens institucionais de apoio, palestras e presentear com brindes para que as datas fiquem registradas no dia a dia das pessoas.
3 – Pertencimento através de presentes personalizados
O trinômio missão-visão-valores não são apenas frases de efeito que traduzem a empresa para os clientes; elas representam a forma como os funcionários sentem-se parte de ideais comuns.
Presentear os colaboradores com objetos é uma forma eficaz de representar este pertencimento e os brindes promocionais são uma excelente opção para essa ação de marketing interno.
Ao presentear os colaboradores com brindes, eles se sentirão parte do projeto de crescimento e de prosperidade da marca. É como vestir a camisa, mas de forma duradoura, pois os brindes podem ser usados em diversas ocasiões, dentro e fora da empresa.
Para o sucesso da campanha, é preciso ter em conta alguns cuidados que não são diferentes do que fazemos nas promoções da marca com clientes;
- Foque em brindes úteis para que os colaboradores se sintam valorizados;
- Junto com o conceito de utilidade, invista em brindes de acordo com o perfil dos funcionários – por exemplo, uma bateria portátil para equipes de escritório ou bolsas personalizadas onde predominam mulheres;
- Se o perfil é variado, é possível diversificar os brindes, porém é preciso ter cuidado com a diferença grande de valor perceptível entre eles;
- Se há intenção de presentear também em datas especiais como o Dia da Secretária [link para 002-037], é fundamental criar uma programação para que não haja atrasos nas entregas dos brindes.
Como podemos notar, a qualidade da comunicação da empresa com os funcionários é o grande objetivo do marketing interno e ao mesmo tempo é a sustentação das ações ao longo do tempo.
Portanto, independentemente das campanhas de marketing interno escolhidas, a empresa deve transmitir um engajamento sincero para que não sejam vistas de forma oportunista, o que trará um efeito negativo que prejudicará muito a relação com as equipes.
A H2M Brindes tem os melhores brindes empresariais para os diversos objetivos e que vão encantar seus clientes, fornecedores e funcionários.
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