Todas as empresas convivem diariamente com os mesmos desafios: aumentar a visibilidade de seus produtos e serviços, conquistar clientes e, com isso, obter mais resultados de forma contínua. O Marketing Promocional vem ao encontro de todos eles.
Além da competição cada vez maior e qualificada, a velocidade de consumo é alta: um erro na estratégia de promoção do produto pode fazer perder – ou deixar de conquistar – uma quantidade de clientes que levaríamos meses para perder no mundo analógico do século XX!
Porém, muitos empreendedores ainda olham este conjunto de estratégias de marketing como algo relacionado apenas a oferecer descontos, fazer promoções ou liquidações.
Essas ações fazem parte da estratégia de promover, porém um objetivo maior é a base da equipe: promover a relação do produto com as pessoas.
Há muito a ganhar de forma duradoura com a relação entre a marca e os consumidores se o Marketing Promotional investir em recursos eficientes, entre eles os brindes personalizados.
Vamos falar sobre a importância de conhecer essas estratégias para criar relacionamentos com clientes que se sustentem e gerem resultados consistentes!
Índice de Conteúdo
O que é o Marketing Promocional?
O Marketing de Promoção é o conjunto de ações criadas pela equipe de marketing para atuar diretamente no incentivo, na manutenção e no crescimento da interação da marca com os potenciais consumidores.
Visto por esta definição, já podemos imaginar o universo de oportunidades que existem para que uma empresa aproxime seus produtos e serviços dos consumidores e aumente as possibilidades de eles consumirem.
Quais as principais ações do Marketing Promocional?
Lembrou da amostra grátis de um perfume em um shopping ou da degustação de uma nova marca de cerveja no supermercado? Sim, essas são algumas de várias ações de promoção também eficazes.
- Campanhas de produtos;
- Promoções de preço;
- Programas de fidelização;
- Sorteios e concursos;
- Eventos de promoção (shows, feiras);
- Ações comemorativas (aniversário da empresa, datas especiais);
- Brindes personalizados.
Quais os objetivos do Marketing Promocional?
Podemos dizer que o Marketing Promocional se propõe aos grandes objetivos dentro do plano de marketing da empresa.
Promover um novo produto ou serviço
Seu produto está pronto para ir ao mercado e conquistar muitos clientes? Então é o momento de estabelecer a ação promocional ideal para que os consumidores percebam a existência dele no local de venda.
Colocar na prateleira e aguardar que o cliente encontre ao lado dos concorrentes certamente não é a melhor alternativa.
Reaquecer a imagem e as vendas
Produtos têm ciclos e naturalmente alguns podem perder fôlego em algum momento de crise na economia ou com a chegada de concorrentes com um preço melhor.
O Marketing Promocional possibilita reposicionar o produto na memória dos clientes, aumentando a chance de ser lembrado nas próximas compras. Mas não esqueça: é preciso entender profundamente o que fez as vendas caírem, principalmente os concorrentes.
Fidelizar clientes
Muitos produtos podem ter um ciclo de recompra longo e precisam de um trabalho de fidelização para não serem esquecidos. Em outros casos, produtos de venda recorrente exigem uma ação promocional para que os clientes mantenham o consumo.
É o caso dos clubes de fidelidade e dos brindes promocionais em datas especiais.
3 principais cuidados em uma ação de Marketing Promocional
1 – Defina um objetivo claro para a promoção
Você pode usar o marketing de promoção para:
- Promover um novo produto;
- Reforçar a imagem dele no mercado;
- Fidelizar clientes.
É preciso definir qual desses objetivos será explorado para escolher a estratégia certa. Se a equipe de marketing definir que um produto precisa ser conhecido online e reforçado em pontos de vendas, estabeleça duas ações promocionais independentes.
2 – Conheça muito bem o público-alvo
Em primeiro lugar, o mantra de estratégia de marketing: defina com clareza o público para o qual você quer promover um produto ou reforçar a imagem dele.
Somente após essa definição, é possível escolher a ação mais eficaz – um bom exemplo são os vinhos, que podem ter público para uma degustação no supermercado ou um convite para degustar na loja.
3 – Foque na experiência do cliente
Um dos maiores erros de uma ação promocional é ser implementada a partir de scripts que queiram levar o cliente à compra. Para os clientes, essa estratégia é o velho chamariz que não agrada e não agrega valor à marca.
A promoção deve ser baseada, acima de tudo, em proporcionar experiência ao cliente para que a lembrança se torne emocionalmente sólida e desperte emoções que levem a decisões na direção do seu produto.
Devem transmitir as ideias e os valores da empresa, além de ser claro quanto às características e diferenciais do produto que se quer promover.
Os programas de fidelização, por exemplo, mexem com a expectativa de alcançar uma meta. Os brindes personalizados, por sua vez, atuam no sentimento de valorização (ser presenteado).
Quais os benefícios dos brindes personalizados para o Marketing Promocional?
Os brindes promocionais são uma excelente opção para estratégias de promoção por uma série de benefícios. Vamos falar de alguns deles.
Conquistar novos clientes
Esse é o principal objetivo do Marketing Promocional em todas as empresas: aumentar a base de clientes, seja no lançamento de novos produtos ou no fortalecimento de alguns.
Os brindes promocionais são uma excelente ação de promoção em feiras e exposições. Por exemplo, viseiras personalizadas em um evento setorial no verão. São centenas, milhares de pessoas levando a empresa para casa!
Recuperar clientes perdidos
A simples chegada de uma novidade – um concorrente – pode fazer você perder clientes, sobretudo se ele usou uma ação promocional eficaz.
Então é hora de usar o marketing de promoção com brindes promocionais para reavivar os benefícios e diferenciais do seu produto na mente das pessoas. Os brindes tecnológicos estão em alta e sempre surpreendem.
Reforçar o branding da marca
Esse é um benefício importante em todos os objetivos de uma ação promocional. Com os brindes, a sua marca estará mais presente no dia a dia dos consumidores, favorecendo a lembrança quando estiverem em momento de compra.
Promoção de longa duração
Ao contrário das demais ações promocionais, que têm data de validade definida pelo tempo – a presença em uma feira – ou pelo orçamento – o volume de amostras grátis – os brindes corporativos continuam promovendo a marca após a entrega e por tempo indefinido!
Os brindes de home office, por exemplo, além de duráveis, são funcionais – uma característica única deles dentre as demais ações promocionais.
Aumentar a fidelização
Esta é uma relação bastante provada: os brindes promocionais ajudam a fidelizar, pela sensação de valorização que eles provocam. Isso é especialmente importante para produtos cuja compra não é recorrente, mantendo a marca viva na memória do cliente.
Aumenta os tráfegos presencial e digital
Esse é um benefício clássico nos negócios presenciais: eventos promocionais que aumentam a circulação de clientes, potencializando as chances de vendas e de reforço da marca.
Porém, existe também o tráfego dos tempos modernos: o digital, no e-commerce, no site e nas redes sociais. E como acontece em tudo que se relaciona com o mundo online, as promoções com brindes personalizados aumentam exponencialmente a base de clientes.
Como podemos ver, o Marketing Promocional é de suma importância para todos os negócios nos dias atuais, com tanta concorrência e clientes cada vez mais exigentes. A H2M Brindes tem longa experiência com os mais variados planos de promoção e pode ajudar o seu projeto.
Fortaleça a sua marca nas mentes dos clientes e potenciais clientes, aumentando as chances de eles lembrarem de seus produtos e serviços, onde quer que eles estejam!
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