A diversidade não é mais um discurso de intenção: é uma palavra de ordem por um mundo de igualdade de direitos a todos indistintamente. O Dia do Orgulho LGBT é talvez a maior representação moderna das lutas e conquistas pela igualdade.

Comemorada no dia 28 de junho e também chamado de Dia do Orgulho LGBT, a data tornou-se símbolo das intensas lutas pelos direitos civis e sociais e da alegria pelas muitas conquistas.

O conceito gay também abraçou uma diversidade que existia naturalmente na causa: as lésbicas, bissexuais, transsexuais e travestis e, mais recentemente, as queers, os intersexuais, os assexuais e outros grupos.

O conceito tornou-se LGBTQIA+, abraçou mais milhões de pessoas em todo o mundo e a data é comemorada com as já tradicionais Paradas do Dia do Orgulho LGBT, grandes festas que celebram a diversidade.

Um número cada vez maior de empresas apoiam a causa LGBT e este engajamento tem ajudado a dar visibilidade e amadurecer o debate.

Sua empresa pode contribuir para que a diversidade de gênero e de orientação sexual seja uma realidade, respeitando-se todas as condições.

Vamos falar sobre a importância das campanhas e como as marcas obtém sucesso e admiração participando da comemoração do Dia do Orgulho LGBT!

A história e a importância do Dia do Orgulho LGBTQIA+

A luta pela igualdade social e civil dos grupos LGBTQIA+ começou em 1969 em Nova York, no bar Stonewall Inn, frequentado por homossexuais e que resolveram, em 28 de junho, se rebelar contra a frequente opressão da polícia.

Houve uma rebelião que durou dois dias, com impactos por toda a cidade e que ficou conhecida como Revolta de Stonewall.

Começava ali o Movimento Gay, que busca:

  • A aceitação dos grupos LGBTQIA+ em todas as esferas da sociedade;
  • A igualdade de direitos sociais – união civil, liberdade cultural e de expressão, acesso irrestrito aos sistemas de educação e saúde e tipificação dos crimes cometidos contra a orientação sexual ou de gênero;
  • Representatividade crescente e natural no mercado de trabalho.

Nos últimos anos, empresas em todos os segmentos investem em políticas de presença de profissionais LGBTQIA+ como uma forma de ajudar a erradicar o preconceito e também em campanhas.

Todos esses movimentos são fundamentais para um causa que ainda tem muitas lutas pela frente para enfrentar o preconceito e a violência que ainda estão presentes em vários lugares.

Por que a sua marca deve engajar-se e apoiar o movimento LGBT

As empresas são importantes núcleos sociais onde as pessoas ficam pelo menos oito horas por dia e convivem com diversas realidades socioeconômicas.

Promover o debate do respeito à diversidade naturaliza o tema, derrubando resistências.

Quando a sua empresa se engaja pela igualdade de oportunidades e direitos, está sinalizando a uma parcela significativa da sociedade – e nela estão familiares e amigos dos colaboradores.

Cria-se uma onda de admiração em torno da empresa e esta passa a exercer um papel importante no equilíbrio das relações sociais quando rejeita o preconceito e a discriminação por orientação sexual.

A política de inclusão da diversidade é ideal, mas não obrigatória

É desejável que a empresa promova a diversidade sexual e de gênero no seu quadro de colaboradores e não apenas no Dia do Orgulho LGBT. A sociedade vê com bons olhos esta ação que combate a discriminação.

Além disso, ver a sociedade passar do discurso para a ação é certamente a maior barreira que o movimento LGBT enfrenta.

Quando a empresa demonstra não haver política restritiva, todas as suas ações para promover o apoio soam sinceras e potencializam a sua imagem social.

Por outro lado, evidentemente uma empresa não é obrigada a contratar – isso contraria o princípio da luta por condições conquistadas e não impostas. Além disso, muitas empresas têm quadros enxutos ou são pequenas e familiares.

No entanto, isso não impede uma campanha de engajamento para, acima de tudo, demonstrar apoio e empatia!

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Experiências de sucesso no engajamento de marcas com a causa LGBT

Experiências de sucesso no engajamento de marcas com a causa LGBT

Já existem muitas experiências de sucesso e longevidade nas campanhas sociais.

Empresas como a Natura e O Boticário há anos entregam peças publicitárias impactantes e que levam as pessoas à reflexão sobre a importância do respeito à diversidade.

Outras empresas como a Uber, a Airbnb e a Avon também criam campanhas de divulgação e de apoio financeiro a entidades que fazem parte do movimento.

Por outro lado, o sucesso de uma campanha de apoio não está limitado ao porte da empresa e o orçamento, mas à sinceridade e o cuidado que a marca transmite com os recursos que dispõe.

Campanha social: como engajar sua marca ao movimento LGBT

As campanhas sociais são um instrumento poderoso de contribuição: quando empresas participam, o apoio ganha uma proporção e uma visibilidade maior.

Porém, é preciso ter alguns cuidados para que a mensagem seja bem recebida.

Conheça profundamente a história da luta pela diversidade

É essencial conhecer o movimento gay em todos os seus aspectos:

  • As principais pautas;
  • Os posicionamentos que o movimento deseja ou rejeita;
  • As principais conquistas e desafios.

Uma campanha social precisa de profundidade para que seja vista como uma iniciativa sincera e não apenas para marcar presença ou terá o efeito inverso.

Desenvolva as linguagens adequadas

Nos movimentos de representatividade, existe uma cultura e uma linguagem próprias que identificam e marcam a causa. Na campanha de apoio, é indispensável o cuidado para não se apropriar da linguagem de uma forma que não pareça natural.

As pessoas percebem quando isso acontecee é o efeito será negativo. Um tom mais neutro, respeitoso e centrado na mensagem é mais importante do que tentar parecer íntimo do universo LGBT.

Cuidado com as estratégias de promoção da campanha

Cuidado com as estratégias de promoção da campanha

Neste ponto, você pode escolher entre uma série de ações promocionais para veicular a sua campanha social.

A diferença, neste caso, é usar as alternativas que melhor representem a sua mensagem de apoio e a forma como você consegue alcançar o seu público.

Os brindes promocionais, por exemplo, são veículos naturais de uma marca. É válido usar os artigos que se conectam com o seu público-alvo e com os cuidados de uma campanha social.

  • Uma identidade visual que remeta à causa de uma forma leve;
  • As cores do arco-íris são uma marca registrada do movimento, representam a diversidade na natureza e na sociedade;
  • Uma mensagem impactante com uma linguagem adequada – evite resultados que possam parecer pesados, pois o movimento LGBT preza pela luta sem perder a alegria.

O engajamento da sua marca com movimentos sociais importantes como o de direitos LGBT é um diferencial de grande valor, pela contribuição que dará para a causa e pela imagem da empresa na sociedade.

É um passo de grande importância no crescimento da empresa como uma entidade socialmente comprometida – e admirada pelo gesto.

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