Um dos maiores desafios enfrentados por empresas é manter o engajamento de equipes à distância. O formato de trabalho remoto, apesar de positivo em diversos níveis, apresenta, também, algumas barreiras que se não tratadas com cuidado podem representar grandes danos a produtividade dos negócios.

Por isso, todos os dias gestores e líderes buscam novas soluções para aumentar o engajamento de equipe no home office, a fim de evitar que problemas de baixa produtividade impactem, de maneira direta, os resultadas da empresa.

Sem organização, empresas podem passar por dificuldades graves na hora de gerenciar os colaboradores à distância. Então, cabe a pergunta: como manter um bom nível de engajamento de equipe, mesmo com cada um na sua casa?

Apesar dos períodos de incerteza, com uma gestão assertiva é possível superar todos os obstáculos e extrair o melhor das operações remotas.

Este formato já é realidade para milhares de profissionais ao redor do mundo. Para além das questões práticas, o home office passou a ser uma necessidade para que empresas permaneçam ativas em meio à nova realidade.

Contando, então, com avanços tecnológicos e ferramentas de gerenciamento que fazem o trabalho remoto ser possível, muitas empresas, independente do segmento, porte ou localização, adotaram o regime de trabalho.

Porém, muitos negócios têm dúvidas sobre como se adaptar ao trabalho remoto.

Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas e informações essenciais que irão te ajudar a aumentar o engajamento de equipe, mesmo a distância. Então, continue a leitura e saiba como envolver seus funcionários no home office.

Home office

O termo home office pode ser entendido como “escritório em casa”, em tradução livre. O conceito diz respeito a prática de trabalhar em casa, de maneira remota.

Com muitas vantagens, como a flexibilidade e a praticidade de trabalhar em casa, o home office é uma maneira de manter as atividades de uma empresa ativas, mesmo quando não há possibilidade ou necessidade de deslocamento até o escritório, por um ou mais funcionários.

Empresas podem funcionar inteiramente no modelo home office, se preferirem. No entanto, há como estabelecer este formato de trabalho de forma temporária ou complementar.

home office

Porém, o verdadeiro desafio está na produtividade e engajamento dos profissionais. Em casa, o rendimento dos colaboradores pode cair de maneira considerável, tendo em vista as muitas distrações existentes fora do ambiente de trabalho.

Logo, o grande segredo está no engajamento de equipe, a fim de aumentar a produtividade dos indivíduos, garantindo o sucesso nas operações das empresas.

Leia: Como aumentar a produtividade no trabalho em home office?

Como manter o engajamento da equipe?

Dentro de instituições, a consciência coletiva de pertencimento organizacional é uma das principais fontes de engajamento de equipes. Profissionais engajados prezam por uma boa comunicação e relacionamentos de qualidade entre aqueles que fazem parte do seu dia a dia.

Assim, assegurar que aspectos como esses sejam bem trabalhados é fundamental.

Veja 4 maneiras de promover o engajamento da equipe no home office:

1- Aumentar o número de reuniões

Graças à tecnologia, pessoas podem se encontrar remotamente, por meio de chamadas de vídeo ou áudio. Através das reuniões, é possível alinhar pontos relacionados às operações da empresa e integrar os colaboradores, trazendo um maior engajamento de equipe.

Peça um orçamentoPowered by Rock Convert

Sendo assim, uma dica para envolver ainda mais os profissionais em home office é aumentar o número de reuniões na rotina, trazendo suporte para dúvidas e esclarecimento das operações. Foco na comunicação!

No entanto, é preciso assegurar um bom planejamento no que diz respeito às reuniões. Tenha uma agenda já estruturada, com pautas específicas para otimizar a produtividade da equipe. É importante garantir que as informações cheguem corretamente até as pessoas.

Deste modo, com um maior número de reuniões qualificadas, haverá mais engajamento da equipe, mesmo no home office.

2- Diversifique as ferramentas de comunicação

Outro detalhe importante para o engajamento de equipe é a diversificação das ferramentas de comunicação. Afinal, cada ferramenta cumpre uma função específica.

Logo, para promover uma maior participação das equipes, invista em diferentes canais de comunicação, que permitem a interação de maneiras distintas.

Não se prenda somente a videoconferências ou e-mail. A comunicação entre as equipes pode acontecer de diversas formas, como através de chats, áudios, mensagens ou telefone, por exemplo. E por que também não apostar em um happy hour virtual?

3- Defina e acompanhe o desenvolvimento de metas

Para obter um maior engajamento da equipe, gestores e líderes precisam definir metas a serem cumpridas, de modo a mensurar a produtividade e direcioná-la. Por isso, não basta delegar obrigações e traçar objetivos. É necessário acompanhar cada etapa das operações, valorizando o trabalho dos profissionais que alcançar as metas.

Por isso, acompanhe sempre os projetos em andamento e não deixe os funcionários sem um feedback de suas ações. A liderança é fundamental, bem como o suporte ao time.

4- Pratique o reconhecimento e apreciação

Quem não gosta de se sentir valorizado dentro da empresa em que trabalha? O  reconhecimento e a apreciação dos funcionários são importantíssimos para o engajamento da equipe, uma vez que, ao notar seu trabalho sendo apreciado dentro da organização, os colaboradores tendem a desempenhar suas funções de maneira mais produtiva.

Uma excelente forma de reconhecimento, pode ser realizada através da distribuição de brindes corporativos, pensados especialmente para o home office.

Presentear os membros da equipe com brindes úteis pode ser uma forma de torná-los mais próximos da empresa, os fazendo parte do time e deixando claro que eles contribuem ativamente para o sucesso da organização.

A importância da distribuição de brindes

Os brindes empresariais podem funcionar em diferentes níveis dentro das estratégias de marketing promocional. Para os funcionários, os presentes ajudam a demonstrar o afeto e a valorização da empresa com aqueles que contribuem, diariamente, dando o melhor de si.

Por outro lado, para os clientes, a distribuição dos brindes serve para fixar a imagem da marca no mercado e aproximar os consumidores da empresa.

Deste modo, os benefícios decorrentes da adoção da distribuição de brindes como estratégia são muitos.

distribuição de brindes

Com a distância, profissionais podem se sentir menos motivados em relação ao trabalho, perdendo produtividade e engajamento, o que certamente será prejudicial às operações da empresa.

Assim, a valorização dos colaboradores em home office por meio de estratégias de distribuição de brindes podes ser incrível. Com produtos pensados de forma exclusiva para o trabalho remoto, empresas podem aumentar a produção e o engajamento, impulsionando as pessoas que fazem o negócio acontecer no dia a dia.

A H2M Brindes, por exemplo, possui diversas opções de brindes para home office, tanto para funcionários quanto para clientes.

Você pode apostar nas alternativas de brindes tradicionais ou em produtos personalizados.

Acesse o site da H2M Brindes e escolha a melhor opção!

Open chat
Precisa de ajuda?