O home office já é realidade para milhares de brasileiros. Este formato de trabalho já era comum para algumas empresas, no entanto, com a chegada da pandemia do COVID-19, o que antes era algo opcional para muitos, passou a ser uma necessidade.

Frente a isso, empresas e profissionais embarcaram na mudança, a fim de extrair o melhor da complexa realidade trazida pela pandemia.

Além de pensar no bem-estar dos colaboradores, organizações também precisaram considerar no futuro dos negócios. Assim, para não parar as operações, sistemas de trabalho remoto foram implementados.

Porém, logo surge o questionamento: como aumentar a produtividade no trabalho home office?

A falta de um local de trabalho pode fazer os funcionários sentirem-se menos motivados a exercer suas funções, uma vez que tanto o ambiente, quanto o contato físico com outras pessoas da equipe fazem o ritmo de trabalho ser mais ágil e livre de distrações.

Deste modo, mesmo distantes, colaboradores precisaram se unir para criar um ambiente favorável às operações, ainda que virtualmente.

Para aumentar a produtividade no trabalho, medidas devem ser adotadas. Por isso, trouxemos algumas dicas para te ajudar. Confira a seguir!

Crie um espaço reservado para o trabalho

O home office tem suas vantagens. Escapar do trânsito caótico das cidades, mais flexibilidade para realizar tarefas e até mesmo um tempinho extra para cuidar de si. Não podemos deixar de reconhecer os benefícios que esta modalidade de trabalho oferece.

Crie um espaço reservado para o trabalho

Contudo, para aproveitá-la com sabedoria, é preciso equilíbrio. Mesmo em casa, é importante reservar um local tranquilo para realizar as atividades do dia a dia da empresa. Essa ideia pode ajudar bastante a aumentar a produtividade no trabalho, uma vez que um ambiente reservado, organizado e, principalmente, silencioso é capaz de otimizar o rendimento de quem trabalha remotamente.

Sendo assim, apesar de parecer confortável trabalhar diretamente de casa, no quesito produtividade, pode não ser uma boa opção.

Por isso, a fim de aumentar a produtividade no trabalho, o ideal é ter um escritório ou um cantinho reservado em casa para exercer as atividades da empresa. Opte sempre por um local sossegado, com pouca interferência externa, barulhos e pessoas circulando a todo o momento.

Para quem divide o espaço doméstico, uma dica é negociar a disponibilidade dos cômodos dentro do horário de trabalho, evitando intromissões e distrações desnecessárias.

Esqueça as distrações como televisão e celular

Os maiores vilões do home office são, sem sombra de dúvidas, as distrações da TV e do celular.  Afinal, sem toda a pressão do ambiente de trabalho, fica fácil cair na tentação e perder horas navegando nas redes ou assistindo a um programa na telinha.

Essas distrações podem acabar com o rendimento do dia e afetar, de forma contundente, a rotina de atividades.

Peça um orçamentoPowered by Rock Convert

Então, esqueça o celular e passe longe da televisão durante o horário reservado para trabalhar. Apesar de parecer uma tarefa difícil, com disciplina é 100% possível evitar essas tentações.

Ao invés de ceder as redes, opte por fazer intervalos periódicos para descansar e esfriar a cabeça, deixando de lado os problemas do trabalho por alguns minutos. Nesse meio tempo, aproveite para ver o que está acontecendo no mundo.

Respeite o expediente

Não é porque você está em casa que pode começar a trabalhar a qualquer hora e estender o expediente para além do estabelecido. Seguir uma rotina é muito importante para aumentar a produtividade no trabalho.

Assim, evite esticar o expediente até altas horas da noite e cumpra sempre com o horário combinado com seus gestores. Caso precise de mais flexibilidade um dia ou outro, converse com a empresa e negocie a adequação do turno, de acordo com as suas necessidades.

Aumentar produtividade home office

Ao não respeitar o expediente, tanto as operações da empresa quanto a sua vida pessoal serão afetadas.

Portanto, trabalhe nos períodos reservados para isso e, depois, descanse e curta o seu tempo livre.

Mantenha a conexão entre funcionários e empresa

A integração dos times é indispensável. A conexão da empresa com os seus funcionários é algo fundamental para aumentar a produtividade no trabalho home office e fazer todos, embora distantes, se sentirem pertencentes a uma só equipe, trabalhando por um mesmo objetivo.

Nesse sentido, muitas opções podem ser exploradas. As reuniões periódicas para o alinhamento das equipes são as mais comuns. Além disso, um pouco mais de dedicação por parte de todos faz a diferença na hora de aumentar a produtividade no trabalho.

O engajamento e o compromisso das pessoas que integram as operações é essencial em momentos tão delicados quanto este que vivemos. Para aproximar, então, os colaboradores da missão da empresa, uma boa opção são os brindes corporativos, confeccionados pensando naqueles que estão trabalhando de maneira remota.

Os brindes criam uma conexão maior entre funcionários e empresas, e acabam demonstrando a valorização dos profissionais através de presentes pensados para otimizar o dia a dia.

A estratégia contribui para o engajamento dos funcionários nas operações da organização, tornando-os mais conectados e com maior produtividade no trabalho.

Logo, mesmo à distância, com os brindes corporativos os colaboradores são reconhecidos e tem sua força de trabalho valorizada pela empresa em que atuam. Isso, por sua vez, é uma ótima ferramenta de motivação, capaz de tornar o home office ainda mais produtivo.

Por isso, basta escolher o brinde certo e presentear àqueles que contribuem todos os dias para o funcionamento da empresa e seu sucesso no mercado.

Na H2M Brindes você encontra dezenas de brindes pensados, especialmente, para o home office. Venha conhecer as opções e demonstre, na prática, o quanto você valoriza os seus funcionários!

Open chat
Precisa de ajuda?