O home office não é uma novidade. Apesar de ter ganhado maior notoriedade nos últimos meses, o modelo de trabalho já vem sendo adotado por milhares de empresas a bastante tempo, como uma alternativa mais flexível para os colaboradores.
Para quem já está habituado ao modelo, a conectividade não é problema e através da tecnologia é possível manter operações em perfeito funcionamento.
Porém, para muitos negócios, ainda existem dúvidas sobre como as empresas podem se conectar de forma eficiente aos funcionários através do regime home office.
Se esse é o seu caso, descubra como isso é possível ao longo deste artigo.
Índice de Conteúdo
Empresas em home office
As empresas home office funcionam de maneira remota, sem que haja a necessidade de um escritório para basear suas operações. Nelas, gestores e membros da equipe trabalham à distância, cada um em sua casa.
Sendo assim, o espaço físico do escritório, dentro deste formato, não é necessário. As operações das empresas são realizadas digitalmente, através de ferramentas digitais.
À distância, cada um cumpre sua função e as empresas contam com a produtividade e o comprometimento dos colaboradores e gestores.
No Brasil, mais de 3,8 milhões de profissionais trabalham no modelo home office. Contudo, diante desses números, desafios são naturais, principalmente no que diz respeito ao engajamento dos funcionários.
Como manter o engajamento da equipe?
Um dos maiores problemas que empresas em home office enfrentam é a falta de motivação dos profissionais. Fora do ambiente de trabalho e sem as relações do dia a dia, a produtividade dos colaboradores tende a cair se não houver um bom gerenciamento. Por isso, deve-se apostar em alternativas para manter a equipe motivada.
Veja algumas opções:
1. Checkpoints diários
Todos os dias, realize checkpoints com a equipe para entender quais são suas dificuldades, alinhar objetivos e direcioná-la da melhor forma possível.
Isso demonstrará disposição da empresa em estar próxima ao colaborador, não o deixando se sentir “abandonado”.
Portanto, realize reuniões para checkpoints diários, preferencialmente por videoconferência, já que assim é possível ver, cara a cara – mesmo que digitalmente – o ser humano que está do outro lado.
2. Liderança
Um bom líder é capaz de fazer toda a diferença nas operações home office.
Acima de tudo, o líder precisa dar o exemplo e ser a referência no que diz respeito a como o trabalho home office deve ser executado.
Se o líder pede o cumprimento dos prazos, ele precisa cumprir os próprios prazos. Se o líder pede engajamento, ele precisa ser engajado. Se o líder pede motivação, ele precisa ser motivado. Faz muito sentido, não é mesmo?
Nesse sentido, a liderança é fundamental para ser o modelo de toda a equipe.
Guiando as equipes e, principalmente, acompanhando cada passo no desenvolvimento dos profissionais, um líder pode aumentar o engajamento das pessoas, assegurando o suporte necessário para que as atividades sejam executadas com sucesso.
3. Distribuição de brindes
Por último, mas não menos importante, a distribuição de brindes é um dos principais métodos para garantir o engajamento das equipes.
Atuando como um recurso de valorização e reconhecimento dos profissionais, os brindes personalizados ajudam a levantar a moral dos colaboradores, fazendo com que eles se sintam parte de um só grupo.
Estar em uma empresa que valoriza seu trabalho e aprecia suas capacidades é um forte motivador para promover engajamento e conectar as pessoas à missão da empresa, mesmo a distância.
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