Uma campanha de doação de sangue, assim como campanhas em datas sociais como o Dia Internacional da Síndrome de Down, é uma iniciativa para mobilizar a sociedade em torno de uma causa fundamental para todas as pessoas.

É o momento de cada um de nós fazer um gesto de solidariedade que salva milhares de vidas todos os anos no Brasil e milhões em todo o mundo.

As campanhas para doar sangue precisam ser feitas com alguma frequência, além de anualmente em 14 de junho, que é o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Isso se deve ao fato da queda dos níveis de estoques de sangue nos hemocentros em algumas épocas, como o Carnaval e as festas de fim de ano. Em 2020, a situação tornou-se crítica por causa do isolamento com a pandemia.

Por esse motivo, doar sangue deve ser uma atitude estimulada todos os dias!

Como a sua empresa pode conscientizar os clientes e colaboradores sobre a importância da doação de sangue? Como os brindes personalizados podem ajudar a sua campanha?

Vamos falar sobre como a sua marca pode contribuir com uma campanha de doação de sangue!

Saiba como a campanha de doação de sangue é importante!

Existe uma série de situações em que uma pessoa necessita de sangue doado:

  • Cirurgias de grande complexidade e risco;
  • Doenças crônicas que exigem transfusão de sangue regular;
  • Acidentes graves que causem hemorragias.

Por esses motivos, todas as cidades mantêm bancos de sangue, hemocentros e unidades de saúde que armazenam volumes de sangue doado para atender as emergências.

Porém, esses locais sempre convivem com crises de abastecimento, por alguns motivos:

  • Épocas do ano quando normalmente a oferta cai muito – feriados, por exemplo;
  • Falta de regularidade na doação para a maioria das pessoas;
  • Desinformação e alguns mitos sobre riscos, impedimentos e condições.

Além disso, vivemos uma situação extrema em 2020, quando as pessoas ficaram confinadas em casa e a doação de sangue caiu durante a pandemia.

Esses fatos aumentam a necessidade de criar campanhas de doação de sangue para esclarecer e motivar as pessoas.

Afinal, é um gesto que salva vidas!

Como funciona a doação de sangue?

Uma pessoa pode doar, no máximo, 450ml de sangue por vez e salvar até quatro pessoas! E muitas pessoas não sabem, mas o volume de sangue doado é reposto pelo organismo em um dia.

Portanto, além de ser um gesto nobre, doar sangue não afeta a saúde do doador. O processo dura, em média, 40 minutos.

Antes de doar, além do cadastro, é feita uma triagem clínica para identificar fatores que podem impedir a pessoa de ser doadora de sangue.

Quem pode e quem não pode doar sangue?

Apesar de ser um gesto fundamental para a saúde pública, existem condições mínimas e restrições para doar sangue.

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Quais as condições para ser doador de sangue?

  • Ter idade entre 16 e 69 anos;
  • Menores de idade podem doar mediante autorização do responsável;
  • Peso mínimo de 50 quilos;
  • Não estar sem alimentar-se há muitas horas;
  • Mínimo de 6 horas de sono nas últimas 24 horas;

Quais as restrições para ser doador de sangue?

As situações que impedem a doação de sangue são muitas, mas podemos destacar as mais comuns:

  • Estar com febre, gripe ou resfriado;
  • Grávidas ou ter dado à luz há menos de 3 meses (parto normal) ou menos de 6 meses (cesariana);
  • Lactantes até 12 meses após o parto;
  • Ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;

Para a campanha de doação de sangue na sua empresa, veja as demais situações restritivas.

4 mitos sobre doação de sangue

  1. Fumante não pode doar sangue. Pode sim, mas deve estar há, pelo menos, duas horas sem fumar;
  2. Doar engrossa ou afina o sangue. Não!
  3. Quem tem tatuagem não pode doar. Pode sim. A única condição é ter feito a última tatuagem há, no mínimo, 12 meses;
  4. Mulher menstruada não pode doar sangue. Não há impedimento quanto a isso.

Como a sua empresa pode apoiar uma campanha de doação de sangue?

Como a sua empresa pode apoiar uma campanha de doação de sangue?

A responsabilidade social é fundamental para a imagem das marcas nos dias de hoje, os clientes e colaboradores valorizam muito as empresas que vão além da sua contribuição econômica.

É importante engajar-se nas necessidades sociais e de saúde da comunidade e também de uma forma ampla, pois o alcance de uma campanha para doar sangue ultrapassa a região da empresa.

Existem algumas ações que a organização pode implementar e contribuir socialmente.

Promova palestras regulares sobre doação de sangue

Todas as pessoas reconhecem a importância de doar sangue. Já tiveram algum caso na família, entre colegas ou amigos que precisaram com urgência de uma transfusão de sangue.

Porém, muitas delas ainda têm dúvidas sobre a possibilidade ou se têm algum impedimento para doar sangue. Outras ainda possuem receios sobre a segurança do procedimento, principalmente em épocas de crise de saúde como a pandemia da covid.

Palestras regulares (anuais ou semestrais) vão ajudar a esclarecer tudo que envolve a doação de sangue e estimular a iniciativa das pessoas. O fundamental é contar com a presença de especialistas médicos para que todas as dúvidas sejam sanadas.

Transforme a doação de sangue em política social da empresa

Existem épocas em que os bancos de sangue ficam com estoques baixos. Portanto, além dos eventos sobre doação de sangue, crie uma comunicação regular por e-mail, pelos canais digitais e mesmo pelo mural da empresa, motivando a ação.

Use os brindes promocionais para incentivar a ação

Muitos problemas de saúde que levam a transfusões de sangue podem ser evitados se mantivermos alguns hábitos saudáveis.

Você pode motivar seus funcionários e clientes a doar sangue e ainda estimular alguns cuidados. Existem os brindes de saúde e bem-estar, que tem uma relação estreita com a importância de salvar vidas.

  • Squeezes e copos promocionais: associam a solidariedade do gesto de doar sangue com a importância de beber mais água durante a atividade física e evitar graves doenças;
  • Copos e garrafas térmicas: esse brinde promocional incentiva o consumo de água no escritório ou home office, um hábito que muitas pessoas negligenciam;
  • Kit fitness personalizado: essa é a união ideal da ajuda ao próximo com o estímulo a pratica exercícios e evitar uma série de doenças    .

Com os brindes promocionais, a sua marca se engaja e incentiva uma atitude solidária que é cada vez mais importante na vida de milhões de pessoas!

A H2M Brindes tem os melhores brindes empresariais para os diversos objetivos e que vão encantar seus clientes, fornecedores e funcionários.

Navegue pelo nosso site e conheça todas as opções. Certamente, uma delas vai estreitar ainda mais a sua relação com seus clientes e colaboradores.

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Teremos um grande prazer em participar do seu sucesso!

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