Para se manter firme no mercado é necessário inovar e conquistar o público, fazendo com que a sua empresa tenha reconhecimento e destaque entre as demais. Nesse caso, é importante contar com times de planejamento capazes de traçar estratégias que façam a sua marca crescer no mercado.
Dessa forma, diversas ideais podem – e devem – ser consideradas, como ações de marketing, promoções e também brindes para clientes ou funcionários, a fim de aprimorar relações e, consequentemente, fidelizar pessoas à marca.
A tática de distribuição de brindes personalizados corporativos para o público geral já vem sendo utilizada há alguns anos, por empresas dos mais diversos segmentos, com a finalidade de conquistar o público, através da conexão e da valorização das pessoas.
No entanto, apesar de ser uma estratégia já conhecida, algumas empresas ainda ficam em dúvida sobre como investir nesse tipo de recurso, seja na hora de escolher qual brinde dar ou como distribuí-lo.
Logo, surgem vários questionamentos que devem ser postos no papel para traçar o melhor caminho para que essa tática seja bem-sucedida e eficiente para a empresa.
As possibilidades, nesse sentido, são muitas e você pode escolher entre brindes tradicionais ou personalizados, de acordo com o perfil da sua marca e o tipo de público que ela atrai.
Estamos acostumados com canetas, blocos de notas e garrafas de água quando o assunto são brindes tradicionais, entretanto, esse mercado pode ser muito amplo, com opções que você sequer havia pensado antes.
Assim, é possível escolher em que tipo de estratégia apostar e, com isso, definir qual será a opção que mais trará lucro para a sua marca, através de brindes tradicionais ou personalizados.
Por isso, trouxemos neste artigo um guia completo para você não errar na hora de escolher qual brinde corporativo vincular à empresa. Vamos lá?
Índice de Conteúdo
Brindes tradicionais ou personalizados: como escolher?
Antes de definir que tipo de brinde escolher para a sua estratégia de valorização e fidelização de clientes e funcionários, é essencial conhecer o tipo de pessoa que está envolvido em suas operações.
Conhecer o seu público é indispensável dentro desse cenário e, por isso, é fundamental analisar alguns fatores que envolvem a empresa e as pessoas que interagem com ela.
Além de saber o que o seu público gosta e o que lhe interessa, também é importante definir a imagem que a sua marca possui, ou seja, se ela se apresenta de forma mais conservadora ou inovadora no mercado.
Tais aspectos são essenciais na hora de escolher entre brindes tradicionais ou personalizados, de forma a garantir que a opção que foi definida combina não somente com o cliente, mas também com o perfil da empresa.
Dessa forma, podemos identificar:
Brindes tradicionais
Os brindes tradicionais são opções perfeitas para aquelas empresas que possuem uma postura mais conservadora e discreta no mercado, seguindo uma linha mais clássica em suas operações, desde a comunicação com o público até seus valores.
Esse modelo corporativo é mais comum em marcas que carregam certa história e estão no mercado há mais tempo, diferente das startups mais modernas que estão surgindo agora e que possuem um foco mais criativo e inovador.
Dessa forma, empresas com tais características tendem a optar por brindes tradicionais, como materiais de escritório personalizados que conversem com as ideias da marca e o que ela representa.
Assim, escolher esse tipo de objeto estratégico pode funcionar, pois o brinde tradicional conversa tanto com o cliente quanto com a empresa, estabelecendo uma conexão e potencializando a identidade visual da marca.
Contudo, é preciso ter cuidado para não cair na mesmice, onde o brinde distribuído pela sua empresa não passa de mais um entre muitos outros, que são, por sua vez, iguais.
Por isso, caso você pretenda seguir com brindes tradicionais, é importante garantir que, mesmo que clássica, a estratégia adotada possua seu diferencial, que colocará a empresa na frente de seus concorrentes.
Brindes personalizados
Os brindes personalizados, por sua vez, encaixam-se com um outro perfil corporativo, voltado para marcas que visam a inovação e buscam propagar a sua imagem de maneira criativa e diferente do tradicional.
Nesse sentido, o processo de definição de brindes e lembranças corporativas acontece de outra maneira, onde cada caso é pensado de forma única, a fim de garantir ao cliente uma experiência personalizada e imersiva. Nessas situações, a marca representa algo além de uma empresa: uma ideia.
Assim, conhecer o cliente é importante e nada pode ser feito de maneira superficial – é preciso estudar e trabalhar de forma cuidadosa a definição do público-alvo, com o objetivo de garantir a eficácia da estratégia.
Com isso, o brinde corporativo deixa de ser uma coisa simples e passa a representar um experiência, que conecta ainda mais o público à empresa.
Por exemplo, imagine que sua empresa trabalhe com um público que vive viajando e possua uma rotina agitada, sem quase parar em casa. Nesse caso, montar um kit com mochilas e necessaires pode ser um ótima pedida, pois irá demonstrar o conhecimento do cliente dando a ele algo que será muito útil no seu dia a dia.
Dessa forma, quando falamos em personalização não estamos nos referindo somente a logo da sua marca, mas sim do desenvolvimento de produtos pensados para um determinado público em especial.
E, apesar de simples, quando o brinde é a cara do cliente, toda a experiência torna-se melhor e mais proveitosa, tanto para o público quanto para a empresa.
Sendo assim, saber como escolher entre brindes tradicionais e personalizados é muito importante, garantindo a eficácia da estratégia e melhores resultados para a empresa.
Pensar, portanto, em brindes tradicionais e personalizados como uma forma de investimento pode levar a sua marca longe.
Essa estratégia, por mais simples que pareça, é capaz de garantir a fidelização de clientes, através da conexão com a marca e do sentimento de valorização dentro das operações.
Então, basta escolher em que tipo de objeto estratégico investir, sejam eles brindes tradicionais ou personalizados, e lançar a sua imagem no mercado para conquistar um lugar de destaque.
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