As sociedades precisam buscar formas de garantir igualdade de direitos e oportunidades a todas as pessoas, sem forma alguma de preconceito e as datas especiais solidárias, como o Dia Internacional da Síndrome de Down, são um instrumento importante.
Evidentemente, a luta pelo tratamento igualitário não termina nessas datas, porém elas são um momento em que as pessoas são tocadas pela necessidade de compreender os direitos e também engajarem-se, colaborando com gestos e palavras.
O Dia da Síndrome de Down é uma das datas mais importantes de defesa da igualdade de direitos, pela sua história e pela relevância que vem conquistando ao longo dos anos.
Sua empresa pode fazer parte deste momento de conscientização, demonstrando a preocupação em usar a marca como uma referência de quem apoia e sabe da importância da luta.
Mas, você já pensou como criar uma campanha social e associar a sua empresa a uma iniciativa do bem?
Marcas socialmente engajadas conquistam a admiração pública – um valor fundamental e único, pois vai muito além do que produzem e vendem.
Por isso, vamos falar como sua empresa pode apoiar o Dia Internacional da Síndrome de Down e deixar um legado positivo!
Índice de Conteúdo
O que é o Dia Internacional da Síndrome de Down?
O Dia Mundial da Síndrome de Down foi oficialmente reconhecido pela ONU em 2011 a partir de uma proposta do Brasil neste sentido.
Porém, a data já era celebrada desde 2006 quando foi criada pelo Down Syndrome International, uma organização que visa congregar os diversos agentes que, em todo o mundo, lutam por ações afirmativas para as pessoas com Síndrome de Down.
O reconhecimento da ONU funciona como uma importante chancela para que mais ações sejam implementadas para lutar pela redução e a eliminação da desigualdade social que a visão preconceituosa – muitas vezes, fruto do desconhecimento – cria.
Os grandes objetivos desta data social é sempre trazer à luz a importância de:
- Reforçar que as pessoas com Down tenham as mesmas oportunidades acadêmicas, profissionais e sociais;
- Combater o tratamento depreciativo ou preconceituoso.
- Debater os desafios para que novas conquistas aconteçam e as atuais não sejam perdidas.
Como podemos ver, é um trabalho intenso de conscientização gradual das sociedades.
Como uma empresa pode impulsionar uma campanha social?
As empresas são organizações sociais importantes, concentram de dezenas a milhares de pessoas por muitas horas do dia, vindas das mais variadas realidades e com formas diferentes de pensar e se relacionar com as pessoas que são o objetivo dos movimentos sociais.
Quando sua marca decide apoiar uma causa, ela transmite a todos os colaboradores uma mensagem afirmativa de inclusão e provoca a reflexão sobre as verdades a respeito do assunto e as atitudes corretas.
Com isso, o pensamento a respeito da Síndrome de Down e outras causas muda nos ambientes sociais onde seus funcionários estarão, criando uma grande onda de engajamento e empatia.
3 cuidados que uma empresa deve ter no engajamento social
Não é surpresa para as pessoas o fato de que o posicionamento social traga benefícios para o negócio; o mais importante é a postura de engajamento da empresa.
- O mais alto nível hierárquico deve nominalmente assumir a campanha para demonstrar o peso que ela terá na organização;
- As lideranças internas devem estar engajadas com a importância social, pois serão multiplicadoras da mensagem institucional;
- Toda a comunicação institucional deve ser apoiada na linguagem mais moderna – e cada vez mais inclusiva – a respeito do assunto, para transmitir cuidado e compromisso.
Como uma campanha socialmente engajada valoriza uma marca?
A escolha de investir em uma campanha trará benefícios importantes para a empresa e vamos falar de alguns.
Aumento de visibilidade social da empresa
O impacto positivo motiva mais pessoas a comentarem sobre a marca, compartilharem conteúdo e falarem dela com mais admiração dos clientes e mais orgulho dos colaboradores.
Nada que as maiores empresas de cosméticos e perfumarias não façam com as causas sociais que abraçam e se tornam referências mundiais de responsabilidade social!
Mais fidelidade dos consumidores com a marca
Consumidores da marca tendem a se tornar mais fiéis a ela quando reconhecem que a empresa há a preocupação da empresa em dar visibilidade às causas sociais.
Eles se sentem como parceiros da causa. Além disso, eles podem ser propagadores positivos da imagem.
Cria uma conexão emocional com o público
Datas especiais como o Dia Internacional da Síndrome de Down e outras afetam emocionalmente as pessoas e essa é uma conexão tão desejada quanto rara entre marcas e público.
O conteúdo emocional transforma a empresa em uma agente social nas mentes e nos corações e leva o público a reflexões e sentimentos mais fortes e presentes.
3 dicas para uma campanha que promova a causa pela Síndrome de Down
Engajar em campanhas de combate ao preconceito e de defesa de igualdade de direitos são uma bela forma de agir pelo bem da vida em sociedade.
É o nosso papel como cidadãos promover a igualdade de tratamento e condições sociais. Porém, quando transportamos esse desejo para uma campanha social na empresa, é preciso ter alguns cuidados.
Veja algumas dicas.
1 – Estude profundamente a Síndrome de Down e os objetivos da data
A maioria das pessoas, por falta de informação, vê a Síndrome de Down como uma doença que faz as pessoas nascerem com traços diferentes. Para começarmos bem:
- O Down não é doença, é uma condição inerente, como sardas ou cabelo ruivo;
- Não existe tratamento ou cura porque não é doença;
- É um jeito de ser e não compromete o desenvolvimento emocional e social.
Só com essas informações iniciais, o enfoque da campanha muda completamente, não é mesmo?
Por esse motivo, estude profundamente a Síndrome de Down para abordá-la nos termos certos. Dessa forma, a comunicação da campanha – visual, textual, verbal – será assertiva e sincera.
Do contrário, sua campanha será vista como descuidada ou superficial.
E isso não tem cura!
2 – Engaje todos na empresa
Esta é uma etapa fundamental para o sucesso da campanha; insira os colaboradores na importância da causa – a Síndrome de Down – e na linguagem que a empresa vai adotar.
É uma boa oportunidade para tirar dúvidas de alguns, eliminar o preconceito de outros e criar a ideia de uma equipe pela causa.
Com isso, todas as ações práticas transmitirão mais verdade.
3 – Elabore o plano de campanha
Este item é certamente o mais complexo porque tudo nele traduzirá o posicionamento da marca sobre a Síndrome de Down.
- Grupo de trabalho – importante para coordenar todas as ações que serão usadas;
- Palestras para os funcionários, com pessoas de referência sobre o assunto;
- Comunicação institucional – cartazes, e-mails internos, vídeos, entrevistas;
Linguagem escrita e visual – a mais moderna sobre o assunto, para evitar visões estereotipadas e antigas e mensagens que não traduzem os ganhos da campanha ao longo dos anos – por exemplo, associar a Síndrome de Down à deficiência.
Com as campanhas socialmente engajadas, demonstre que a sua marca está alinhada com o contexto social onde está inserida e preocupada em apoiar ações que ajudem a melhorar a vida de todas as pessoas!
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