Estamos chegando ao final de mais um ano e é hora de avaliar o comportamento dos negócios e apontar tendências do mercado 2021 para os brindes personalizados.

E 2020 foi certamente o ano mais desafiador que enfrentamos, por conta da crise de saúde que não poupou país, região e setor da economia.

Mesmo aqueles que funcionaram essenciais durante a pandemia e tiveram ótimos resultados – alimentos, medicamentos, entregas em domicílio e outros – sabem que o risco e o custo social foram altos para manter as condições mínimas de vida das populações.

Porém, o ano da pandemia – como já chamamos – deixou lições – e elas costumam ser tão ou mais eficazes que os planejamentos anuais.

A maior delas é enfrentar algo absolutamente novo e descobrir caminhos para se reinventar, encontrar oportunidades para que a roda da economia não pare nunca!

Agora é o momento de ir para as pranchetas e vislumbrar as tendências do mercado 2021 no setor de brindes personalizados que, mais do que nunca, será um forte aliado na recuperação e na retomada de crescimento das marcas em todo o mundo!

Os desafios de 2020 no mercado de brindes (e a oportunidade!)

Quando falamos de um evento que obrigou bilhões de pessoas em todo o mundo a ficar e, na grande maioria dos casos, trabalhar em casa, a lista de desafios não pode ser pequena!

Vamos falar de alguns.

DESAFIO: queda de faturamento com grandes reduções de custos

Setores não essenciais durante a pandemia – bens de consumo e de produção, entretenimento e outros – sofreram quedas grandes de receita e isso, por consequência, atingiu as previsões de gastos.

Foram momentos de reduções fortes, aguardando o retorno às atividades normais. Isso afetou diretamente as verbas de marketing, em especial os brindes, pois as empresas tiveram de priorizar o faturamento menor para os custos diretos e trabalhistas.

DESAFIO: suspensão e cancelamento de eventos corporativos e setoriais

O impacto mais sentido, sem dúvida, foi na suspensão de feiras, exposições, congressos e eventos internos (confraternizações, treinamentos) para atender as normas de saúde.

Muitas empresas mantiveram o investimento nos brindes corporativos para seus colaboradores, em uma forma de manter a motivação e não deixar de premiar os bons desempenhos.

OPORTUNIDADE: novos brindes em tempos de pandemia!

Com as regras de distanciamento e de proteção definidas pelas autoridades de saúde, surgiram dois itens com os quais convivemos em todos os momentos: as máscaras de proteção facial e os frascos de álcool em gel.

Isso gerou uma demanda muito forte no setor de brindes personalizados, com empresas encomendando frascos de álcool em gel e máscaras de proteção personalizados, colocando a logomarca e usando a identidade visual nos artigos.

E por que isso?

É uma oportunidade de projetar visualmente a marca por um tempo maior e diário, com o uso obrigatório em todos os ambientes liberados ao público.

Com isso, a marca atinge dois objetivos importantes:

  • Transmite credibilidade, mostrando a preocupação em proteger as suas equipes;
  • Gera admiração pelo investimento feito para que seus profissionais estejam protegidos.

Para negócios nos setores de saúde, estética e higiene, presentear clientes com esses brindes também é uma forma eficaz de enriquecer a imagem.

Em todos os casos, as empresas se associam a um valor fundamental nos dias de hoje: a responsabilidade social!

Premissas para o mercado 2021 de brindes corporativos

  • O ano de 2021 marca para a retomada gradual da vida da forma como a conhecemos antes da pandemia, em especial nos setores que mais sofreram em 2020 – educação, cultura, lazer, turismo e esportes;
  • O começo da vacinação será um divisor de épocas para a economia, mas é um processo demorado. Os negócios não poderão esperar;
  • É preciso investir na reconstrução dos relacionamentos pessoais e comerciais que, de alguma forma, foram afetados com o distanciamento e a crise econômica;
  • A pandemia certamente afetará as prioridades que as pessoas terão em suas vidas. A saúde e o conforto serão mais valorizados.

Desafios e tendências de mercado 2021 para os brindes corporativos

Como vimos antes, é um cenário futuro complexo, que vai exigir muito estudo e esforço das marcas e dos segmentos que trabalham com elas.

Baseado nas premissas, podemos apontar boas tendências do mercado de brindes empresariais para 2021. Vamos falar deles.

Brindes Sustentáveis

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1 – Brindes Sustentáveis

A pandemia e o convívio intenso nas residências nos trouxe uma maior consciência de como é importante cuidarmos de ativos valiosos, aos quais damos pouca atenção no dia a dia.

  • As águas: a preservação da qualidade e do fornecimento, evitar o desperdício e preservar a vida das espécies que vivem nelas;
  • As áreas verdes: a importância delas para a temperatura do planeta e a preservação de todas as espécies animais;
  • A poluição: usar substâncias e processos que poluam menos e reduzir a produção de lixo.

Os brindes ecológicos são um excelente porta-voz da preocupação da marca com as questões do meio ambiente e com o uso de materiais sustentáveis.

Presentear um cliente ou colaborador com artigos feitos de materiais ecologicamente responsáveis como os cadernos de papel cartão ou não descartáveis, como os copos de silicone, traduz a atenção que a marca dá à qualidade de vida do planeta e de todos os seres!

2 – Brindes Tecnológicos

Praticidade e conforto serão as palavras de ordem para os novos dias. Os utilitários eletrônicos são uma ótima forma de resolver problemas simples do dia a dia – e que não tínhamos antes da tecnologia.

Que tal assistir vídeos sem segurar o celular?  Ou trabalhar ouvindo música sem fio atrapalhando a digitação?

Os brindes tecnológicos são uma forte tendência para 2021, especialmente porque muitas empresas devem adotar o home office por mais tempo ou em definitivo e os gadgets serão muito bem recebidos por clientes e funcionários em todos os segmentos.

É a transmissão da imagem de uma marca conectada com as necessidades atuais!

3 – Brindes de Bem-Estar e Saúde

Muitos especialistas apostam que as pessoas devem apoiar foca nos cuidados com a saúde após a crise mundial de saúde.

É um comportamento natural; passamos meses em isolamento, por uma doença democrática na escolha das vítimas, porém mais letal em grupos com doenças que, na sua grande maioria, surgem dos descuidos com a própria saúde.

É neste cenário que os brindes de bem-estar surgem como uma ótima opção de presente para todos os relacionamentos da marca.

A empresa pode motivar a atividade física dos clientes e funcionários em casa com os kit fitness ou incentivar o hábito de beber água durante o dia com os copos térmicos em bambu.

Com os brindes personalizados para a saúde, a sua marca se posiciona como comprometida com a qualidade de vida das pessoas!

4 – Brindes de Home Office

Tão importante quanto os demais são os brindes de home office, que levam a sua marca para os novos ambientes de trabalho pós-pandemia: as residências, que não foram preparadas para mais equipamentos e uma rotina de trabalho.

O objetivo aqui é presentear com artigos que ajudam a economizar espaço e resolver problemas simples que as mesas de trabalho nas empresas não têm.

Você pode presentear os seus colaboradores e clientes com o cabo USB retrátil de 3 pontos – resolve o problema das poucas tomadas – ou soluções inventivas para trabalhar em casa, como o protetor de câmeras de equipamentos.

São brindes personalizados que transmitem a imagem de uma empresa preocupada com o ambiente de trabalho e são universais – agradam todas as pessoas!

Brindes de Home Office

Chegou a hora da sua empresa definir como quer presentear seus clientes mais especiais e as equipes de trabalho, fortalecendo a presença da marca após meses tão difíceis!

A H2M Brindes tem os melhores brindes empresariais para os diversos objetivos e que vão encantar seus clientes, fornecedores e funcionários.

Navegue pelo nosso site e conheça todas as opções. Certamente, uma delas vai estreitar ainda mais a sua relação com seus clientes e colaboradores.

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Teremos um grande prazer em participar do seu sucesso!

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