Cada vez mais, as pessoas estão migrando dos escritórios das empresas para suas casas. O trabalho em casa, ou em home office, se tornou ainda mais popular com a pandemia do Covid-19, quando muitas pessoas começaram a trabalhar remotamente para a evitar o contágio com a doença.

Essa tendência tem aumentado gradualmente no país. Entretanto, ao trabalhar em casa, o funcionário deve ter alguns cuidados para evitar distrações e melhorar sua produtividade.

Um exemplo disso é o preparo do ambiente de trabalho, transformando-o para atender as necessidades do home office. E é sobre isso que vamos falar hoje! Continue lendo este artigo e veja algumas dicas de como melhorar seu ambiente para trabalhar em casa.

Afinal, o que é o home office?

O home office é um regime de trabalho onde o profissional realiza suas funções dentro de sua própria residência. Para trabalhar em casa, geralmente, a pessoa monta uma estrutura para realizar suas tarefas. Quando traduzido, home office significa escritório em casa.

Porém, há algumas variações do trabalho em casa, como o trabalho remoto ou o teletrabalho. Essas determinações são usadas porque há muitos colaboradores que optam por trabalharem em lugares diversos, como espaços de coworking, cafeterias e hotéis. Ou seja, qualquer lugar que disponibilize internet ou a tecnologia necessária para realizarem suas atividades. Também há aqueles que trabalham viajando.

E é justamente por proporcionar mais liberdade que o home office está se popularizando cada vez mais.

Para as empresas, trabalhar em casa representa uma diminuição de custos, uma vez que não há necessidade de manter um espaço físico e as despesas fixas de um escritório.

O modelo já era muito utilizado por freelancers e empreendedores, mas agora diversas empresas, de diferentes ramos, perceberam as vantagens de trabalhar em casa.

Como melhorar o ambiente?

O cuidado com o ambiente do home office é um dos fatores que pode garantir ao funcionário um bom rendimento para trabalhar em casa. Por isso, devem ser considerados alguns pontos na hora de organizar o local.

Por exemplo, a posição da mesa. É ideal posicionar sua mesa de forma que a vista dela dê para uma sala ou janela. Não é recomendado que a mesa esteja voltada para a parede. Portanto, livre-se de obstáculos ao redor do ambiente.

Quanto ao modelo de mesa, geralmente, os trabalhadores usam as que já possuem, como a de jantar. Isso não interfere tanto à produtividade, desde que a haja espaço suficiente para acomodar todos os instrumentos de trabalho, começando pelo computador até cadernos e blocos de notas.

Como melhorar o ambiente?

Além disso, o trabalhador deve ficar atento, também, à luz do ambiente. O ideal é a mesa perto de uma janela para aproveitar a luz natural. Mas, caso seja necessário trabalhar no período da noite, é importante investir em luzes artificiais claras.

A organização e a praticidade também são essenciais ao montar seu espaço de trabalho. Procure otimizar o ambiente e organizar os seus documentos e instrumentos de trabalho, de modo que seja fácil acessá-los Utilize caixas, organizadores, gavetas, itens que ajudem a manter a organização, mas que sejam fáceis de manusear e de alcançar – isso evitará a perda de concentração.

Mantenha sempre tudo organizado. Afinal, de nada adianta um espaço prático se não houver organização. Ambientes desorganizados interferem, diretamente, na nossa produtividade. Fique atento!

Separe um espaço

Um dos maiores erros daqueles que estão começando a trabalhar em casa, é usar espaços comuns, como a sala ou até mesmo o quarto, que são utilizados para outras atividades.

Isso não é nada recomendado. O certo é você separar algum espaço ou cômodo para trabalhar em casa. Ter essa distinção entre os espaços comuns (e de lazer) e o espaço de trabalho é extremamente vantajoso para o seu rendimento.

Peça um orçamento

Às vezes, dependendo da sua necessidade, apenas uma mesa de computador e uma cadeira confortável são suficientes!

Personalize o home office com seu estilo

Agora que você já sabe como melhorar seu ambiente de trabalho e a necessidade de separar um espaço para trabalhar em casa, está na hora de decorar o ambiente com itens do seu estilo.

No entanto, neste momento, menos é mais. Decorar seu espaço de trabalho é diferente de decorar dos outros cômodos da casa. Tudo deve ser pensado para deixar um ambiente mais limpo e com menos distrações.

Aposte em objetos pequenos e coloridos. Eles são fáceis de mudar caso você enjoe da decoração e, por serem menores, não causam muita distração. Coloque itens que demonstrem sua personalidade, seus gostos e afins.

Caso opte por pintar as paredes, utilize cores suaves, como azul, lilás  e verde. Cores mais intensas, como o vermelho e o laranja, por exemplo, podem causar agitação, atrapalhando no ritmo do trabalho.

Tudo isso deve ser considerado ao montar um espaço para trabalhar em casa. Por isso, se organize bem!

Evite distrações

As distrações devem ficar longe do seu espaço para trabalhar em casa.

As redes sociais são um bom exemplo disso, afinal, elas consomem muito tempo dos usuários. Portanto, se você não trabalha diretamente com elas, mantenha o celular distante enquanto estiver desempenhando sua função. Uma dica é desativar as notificações do celular para não se distrair com o aparelho.

Além disso, se você gosta de ouvir música enquanto trabalha, opte por músicas instrumentais e mais calmas. Se usada de maneira correta, a música pode ser um elemento que aumenta sua concentração. Então, evite músicas dançantes, com refrões apelativos, que atraem sua atenção.

Outro fator de distração são os animais de estimação. Evite ficar no mesmo ambiente que eles enquanto trabalha, para não atrapalhar no desenvolvimento de suas atividades.

Mantenha o contato entre funcionário e empresa

Caso você trabalhe para alguma empresa, aproveite os brindes personalizados que ganha para usar no seu local de trabalho.

Esses brindes são uma ótima maneira da empresa mostrar que o valoriza – sem contar que são extremamente úteis para usar no home office.

Ainda, essa solução é uma maneira de se manter em contato com a empresa. Trabalhar em casa, sem um time ao seu lado, pode fazer com que você se sinta desmotivado. Assim,  além dos brindes, manter a comunicação entre a equipe também é uma forma de permanecer ligado com a empresa.

Contato entre funcionário e empresa

Esse contato ajuda a melhorar a produtividade dos trabalhadores, pois o ato de presentear faz com que os eles se sintam valorizados e reconhecidos, aumentando sua motivação e, consequentemente, o rendimento.

Trabalhar em casa exige atenção extra, principalmente em relação ao ambiente. Portanto, tire um tempo para organizar seu local de trabalho, com as dicas que apresentamos neste artigo. Já você, gestor ou líder de equipe, mantenha o contato com os seus colaboradores, através de reuniões e, também, brindes personalizados.

Para presentear seus funcionários e aumentar a produtividade dos colaboradores em home office, conheça os modelos de brindes personalizados da H2M Brindes! Confira no site agora mesmo!

Precisa de ajuda?